skip to Main Content
Exposição Online: 20 X Arte: Contra O Racismo E A Censura No Brasil

Exposição online: 20 X Arte: Contra o Racismo e a Censura no Brasil

A exposição 20xARTE: contra o racismo e a censura no Brasil, organizada pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos, reúne vinte ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão.

Esta exposição reafirma a liberdade de expressão artística, especialmente para protestar e desafiar o racismo no Brasil. É também uma resposta à agressão cometida contra as liberdades de expressão, artística e de protesto em um ato inaceitável ocorrido na semana da Consciência Negra de 2019, na Câmara dos Deputados em Brasília, quando um deputado federal do Partido Social Liberal (PSL-SP) quebrou uma charge de Carlos Latuff sobre o genocídio da população negra no país da exposição “Resistir no Brasil”.

Contra esta censura e violência racista, respondemos com 20 vezes mais arte, com obras selecionadas por edital que recebeu 112 inscrições de artistas de todo o país. Neste mês emblemático para o movimento negro, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, lançamos a exposição virtual apoiando as ações de raça e gênero que marcam a data, divulgando o talento de 20 artistas brasileiros que mobilizam sua criatividade para defender a liberdade de expressão, o direito de protesto e a luta antirracista no Brasil.

A arte é ainda mais necessária quando mobilizada para protestar contra discriminações estruturais e violências inaceitáveis. A quantidade e a qualidade das dezenas de propostas recebidas no edital e das 20 obras que compõem esta exposição demonstram a importância do apoio a intervenções artísticas neste momento do país, e do direito de sermos #LivreParaProtestar, criar e nos expressar.

Confira a exposição: livreparaprotestar.artigo19.org/exposicao-20xarte

Back To Top