skip to Main Content
Contemplados Do Edital: 4. Zica Pires + AAQ – Itapecuru-Mirim (MA)

contemplados do edital: 4. Zica Pires + AAQ – Itapecuru-Mirim (MA)

Pintura de murais e confecção de zines sobre arte, cultura e direito ao protesto e à autoafirmação e autodeterminação em uma escola na comunidade quilombola no território de Santa Rosa dos Pretos

A proposta enviada pela ilustradora e pedagoga Zica Pires contava que a escola Escola Quilombola Elvira Pires, que fica no território Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim/MA, havia passado recentemente por uma reforma. Durante uma reforma e sem realizar uma consulta prévia, todas as cores da escola relacionadas à cultura quilombola (preto, verde, vermelho e amarelo) haviam sido apagadas e os muros foram inteiramente pintados de branco.

A intervenção teria o papel de resgatar, por meio das técnicas do muralismo, as raízes e símbolos apagados em toda a fachada da escola, nas paredes do pátio e do exterior das salas de aula, afirmando cenas do cotidiano quilombola, dos antepassados, dos Voduns e Encantados, do Tambor de Mina, do Tambor de Crioula, da vida dos Pretos e Pretas Velhas, das matas e igarapés, dos costumes. Capitaneando este processo, junto com Zica Pires, está o coletivo Agentes Agroflorestais Quilombolas (AAQ), formado por mais de 30 jovens quilombolas do território, com idades entre 10 e 28 anos, que desenvolvem trabalhos de formação política, pedagógica, plantios agroflorestais e recuperação de igarapés assoreados.

Além do mural, a atividade vai desenvolver um zine ao longo dos dias de atividades para registrar as discussões, imagens e histórias, que posteriormente será utilizado como material pedagógico obrigatório na escola, como um livro didático. As discussões coletivas serão em horário de aula, e das atividades também participarão professores e professoras, que estão passando por um processo de formação quilombola ministrado pelas lideranças jovens e anciãs.

 

Back To Top