skip to Main Content
Contemplados Do Edital: 6. Iskor + Mundano – São Paulo (SP)

contemplados do edital: 6. Iskor + Mundano – São Paulo (SP)

Mural sobre direito de protestar na Ocupação Leila Khaled em São Paulo/SP, por Iskor e Mundano

 

A ocupação Leila Khaled está localizada no centro da cidade de São Paulo e seus integrantes vieram de muitas partes do Brasil e do mundo. Entre os estrangeiros, muito são refugiados de regiões árabes, como Palestina e Síria.

Um dos proponentes do projeto, Mundano é fundador da ONG Pimp My Carroça, cujo trabalho reconhecido visa tirar os catadores de material reciclável da cidade da situação de invisibilidade por meio da arte e da participação coletiva. Ele também é criador do app Cataki, que conecta catadores e pessoas que têm materiais para reciclar. O artista já recebeu prêmios nas áreas de artes públicas, direitos humanos, criatividade e inovação digital.

A proposta enviada por Mundano em parceria com Iskor, muralista e artista visual que atua desde meados dos anos 2000, é a pintura de um mural composta por uma multidão de personagens carregando cartazes, cujas mensagens serão propostas por organizações, artistas, moradores da ocupação e outros, afim de conquistar uma diversidade de pautas e mensagens. A composição traz uma mensagem grande com os dizeres “Protestar é um direito” e uma mão com um megafone.

Entre as frases de protesto presentes no mural, além da hashtag da campanha #LivreParaProtestar #LivrePraProtestar, estão #NãoFoiAcidente, #SomosTodosAtingidos, “Povo sem medo”, “Não existe floresta em pé se a gente ficar sentado”, “Parem de roubar nosso futuro” e “Censura é o maior dos elogios”.

Para escrever #SomosTodosAtingidos, Mundano usou a lama tóxica que coletou às margens do Rio Paraopeba, em Brumadinho, na forma de tinta.

O impacto esperado para esse grande cartaz urbano se dará em três frentes: através das redes sociais dos artistas, parceiros e pessoas envolvidas com as mensagens nos cartazes, onde serão feitas transmissões e posts a respeito da pintura mural; pelos transeuntes que passam diariamente na frente da ocupação; e pelos frequentadores e apoiadores da ocupação.

Back To Top