skip to Main Content
Contemplados Do Edital: 1. VTS Crew – Fortaleza (CE)

contemplados do edital: 1. VTS Crew – Fortaleza (CE)

Mural com imagens de Marielle Franco, Moa do Katendê e Cacique Emyra em local de concentração de protestos

A proposta que a VTS Crew enviou para nosso edital era representar, através do graffiti, três líderes e representantes de movimentos sociais que foram assassinados por defenderem os direitos de seu povo: Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro e defensora dos direitos humanos que teve o carro baleado em março de 2018, ocasionando a sua morte e a do motorista Anderson; Mestre Moa do Katendê, mestre capoeirista, defensor e disseminador da cultura afro, assassinado a facadas após uma discussão política logo depois do primeiro turno das eleições de 2018; e cacique Emyra, líder indígena da etnia Wajãpi assassinado em julho de 2019 por garimpeiros do Amapá que estavam iniciando uma invasão à aldeia Mariry.

O mural representa os três líderes na frente de uma multidão, como se estivessem à frente de uma manifestação. É uma homenagem a suas trajetórias, lutas e representatividades e “uma forma de incentivo para que o povo continue lutando e defendendo seus direitos. Ainda mais com a pauta racial, pois indígenas e afrodescendentes sofrem constantes ameaças por conta do novo governo”, escreveram os membros da VTS na proposta. 

Com 30m de largura e 3m de altura — numa área total de 90m² — o mural está localizado na Avenida José Bastos, uma das principais vias de acessos entre centro e periferia e próximo ao bairro do Benfica, núcleo estudantil e ponto de concentração das manifestações populares que acontecem na cidade.

 

São membros da VTS Crew (@vtscrew): 

Milson (@milsvts)

Atua no graffiti desde 2005, é artista da cultura hip hop e uma grande referência do graffiti nordestino. Organizou junto com a VTS Crew o primeiro encontro de graffiti do Ceará.

Vivi (@vivivts)

Atua no graffiti desde 2006 e é uma das responsáveis pelo fortalecimento da cena feminina no estado. Representou o Ceará no Festival Internacional Graffiti Queens e participou da mesa de abertura.

Tubarão (@tubaraovts)

Um dos pioneiros do graffiti no Ceará, atua desde 1999. É idealizador do projeto Black Comics nas Ruas, onde dá visibilidade a super-heróis e heroínas negros dos quadrinhos, e do Negras Raízes, que busca retratar personalidades e etnias africanas. Representou o Ceará nos maiores eventos de graffiti nacionais e internacionais como o Meeting of Favela no Rio de Janeiro, o Street of Style em Curitiba e no Mural ACB em Santiago no Chile.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Back To Top