skip to Main Content
Peça Sobre Protesto é Encenada Em Plena Onda De Manifestações

Peça sobre protesto é encenada em plena onda de manifestações

O espetáculo “O Crime da Cabra” teve estreia em 1964 restringida pela Ditadura Militar e chega às ruas de São Paulo em novembro para discutir temas como abuso de poder e manifestação popular. A peça é parte da campanha #LivreParaProtestar da ARTIGO 19, que financiou mais sete iniciativas artísticas pelo país para alertar sobre restrições ao direito de protesto

 

Uma peça de teatro censurada durante a Ditadura Militar recebe uma nova montagem em 2019 para abordar as restrições ao direito de protesto nesse momento crítico para a América Latina e o mundo. 

“O Crime da Cabra” é baseado em uma história que a própria autora, Renata Pallottini, testemunhou em uma cidade do interior de Minas Gerais: uma cabra comeu o dinheiro de sua venda. Na peça, o fato gera uma disputa entre dois amigos para saber a quem a cabra pertence: um vendeu e não recebeu o dinheiro; o outro pagou e não levou. A disputa abala o cotidiano pacato da cidade e desencadeia uma discussão sobre propriedade privada, abuso de poder e manifestação popular. 

Sua estreia em 1964 foi restringida pela Ditadura Militar. Neste ano, ela chega às ruas de São Paulo para debater os temas na perspectiva atual. A nova montagem é dirigida por Clayton Nascimento, ator e diretor negro, nordestino, periférico e gay que tem se destacado em montagens que discutem a estruturação do racismo no país. Uma realização Cia do Sal, companhia de teatro criada em 2016: “o sal, além de ter sido material de escambo nas épocas escravagistas, é uma marca que fica nos poemas negreiros: o mar salgado, o salgado da lágrima e do abandono no mar”, descreve Clayton. 

Montada como uma peça de rua, “O Crime da Cabra” contará com três apresentações em novembro, que acontecerão no Tendal da Lapa seguidas de debates: o primeiro, sobre arte e censura no dia 15/11, contará com a presença de Pallottini. Dia 16/11 o tema será negritude e transgenereridade no teatro. No dia 17/11, a ARTIGO 19 vai promover uma discussão sobre direitos humanos e liberdade de expressão no Brasil. Todas as apresentações começam às 11h da manhã.  

Contexto reforça atualidade da peça
A autora Renata Pallottini, hoje com 88 anos, ainda é uma das dramaturgas mais ativas do país. Escreveu episódios de telenovelas como Malu Mulher e roteiros de Vila Sésamo, além de muita poesia, prosa e ensaios. É professora emérita da ECA-USP. Graduada em direito pela Faculdade de Direito (USP) e em filosofia pela PUC, muitas de suas peças tratam de questões jurídicas. 

No momento em que multidões saem às ruas em protestos no Chile, no Equador, em Barcelona, Beirute e Hong Kong, no Brasil, representantes do governo acionam o Ministério da Defesa para monitorar manifestações e ameaçam que, se protestos como os que ocorrem no Chile acontecerem por aqui, os manifestantes teriam de “se ver com a polícia” e “a história vai se repetir”. É nesse contexto que a ARTIGO 19, uma organização de direitos humanos focada em liberdade de expressão e acesso à informação, está fomentando iniciativas artísticas para alertar sobre as restrições que atualmente ameaçam o direito de manifestação no país. 

Sobre a campanha
A campanha #LivreParaProtestar busca discutir a importância da efetivação do direito de protesto e alertar sobre as restrições que vêm avançando no Brasil em relação a manifestações, destacando sua relação com a liberdade de expressão, democracia e a conquista ou defesa de outros direitos. É uma iniciativa da ARTIGO 19 em aliança com diversas organizações envolvidas com o tema que se uniram para provocar discussões e reflexões.

Organização de direitos humanos focada em liberdade de expressão e acesso à informação, a ARTIGO 19 monitora desde 2013 o direito à manifestação e ao protesto em relatórios anuais com análises jurídicas, mostrando por meio de dados como o Estado brasileiro tem cerceado esse direito por meio de diversas medidas distribuídas pelos três poderes.

Saiba mais e conheça outras intervenções artísticas previstas na campanha. Veja aqui o vídeo da campanha.

Serviço:
O Crime da Cabra, de Renata Pallottini, por Cia do Sal

1a TEMPORADA
13/10/2019 (DOMINGO)
10h30 – Rua Taquaraçu de Minas, 99, Jardim Peri Alto (ao lado do campo da Brahma). 

20/10/2019 (DOMINGO)
11h – Minhocão (na entrada do metrô Marechal Deodoro, linha vermelha). 

27/10/2019 (DOMINGO)
11h  – Rua Álvaro de Carvalho, 427, Bela Vista. (Ocupação Nove de Julho). 


2a TEMPORADA
15, 16 e 17 de novembro, às 11h, no Tendal da Lapa
Endereço: Rua Guaicurus 1100, Água Branca, São Paulo
Entrada Gratuita

Apresentações seguidas de debate com:
Dia 15: Renata Pallottini
Tema: A arte em tempos de censura
Mediação: Clayton Nascimento

Dia 16: Aretha Sadick e Jhonny Salaberg
Tema: Negritude e transgeneridades: o corpo que resiste dentro e fora da cena
Mediação: Isamara Castilho

Dia 17: ARTIGO 19
Tema: Direitos humanos no Brasil em 2019: lutas e liberdade de expressão
Mediação: Bruno Lourenço

#OCrimeDaCabra
Texto: Renata Pallottini
Direção: Clayton Nascimento
Elenco: Anderson Salles, Bárbara Arakaki, Bruno Lourenço, Clayton Nascimento, Isamara Castilho, Luana Oliveira, Lua Morkay, Luis Seixas, Maurício Moreira e Tásia D’Paula
Arte: ARTIGO 19, Leonardo P Tomaz, Ieda Mercês e Thiago Sak
Direção Musical: Luana Oliveira
Som: Caike Souza
Cenário: Eliseu Weide
Figurino: Lívia Zapponi
Corpo: Ana Maria Andrade
Bonecos e adereços: Cleydson Catarina e Caio Coiote
Iluminação: Danielle Meireles
Produção: Nós 2 Produtoras Associadas
Foto e registro: Filmes de Rei  e Jerê Sobreolhar
Agradecimentos: Beth Barros, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Tendal da Lapa.

texto e concepção:
Laura Valente, consultora de comunicação
Back To Top